domingo, 7 de abril de 2013

Possibilidades de Intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número.

Ensinar matemática não é uma tarefa fácil, o professor deve inovar a forma de ensinar sempre, pois aprender também não é uma tarefa simples, e se a forma de ensinar não for interessante, diferente do habitual, que não chame a atenção do aluno à possibilidade de se obter algum êxito é praticamente nula.
O professor deve ficar atento para que o ensino da matemática não seja baseado em conteúdos decorados, a criança precisa ser estimulada, fazer sua própria compreensão, desenvolver seu raciocínio e a partir daí começar a memorizar tudo o que está sendo ensinado.
A intervenção do professor deve ser feita com atividades que estimule os alunos, com atividades como, por exemplo, o Ditado de Números, um procedimento simples que pode ser proposto desde o primeiro ano até o quarto ano e sempre aponta bons resultados, como alternativa há também o trabalho em grupo onde os alunos podem interagir e ampliar os seus conhecimentos, esclarecer dúvidas e debater com os colegas sobre o que foi ensinado.
Trabalhar com jogos, como o bingo, ajuda a melhorar a interpretação de números, utilizando números redondos como fonte de informação para saber como se lê o mesmo, e analisar as relações entre, a série numérica, oral e escrita.
Técnicas simples também podem ser utilizadas pelo professor, situações que a criança viva no seu cotidiano, como dividir balas entre amigos, estabelecer comparações entre tamanhos, preços e quantidades, quanto maior for à interação entre professor e alunos mais fácil torna-se o aprendizado de forma eficaz.
Torna-se fundamental que o professor conheça os limites de seus alunos, respeitar o tempo de cada um e intervir na hora certa, caso contrário ela não terá condições de responder aos objetivos que, o professor deseja atingir.
Com isso conclui-se que, o professor pode intervir sempre, desde que, saiba ensinar a matemática de forma diferenciada e dinâmica, respeite o limite cognitivo dos seu alunos e tenha muita criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário