Ensinar matemática não é uma tarefa fácil, o professor deve
inovar a forma de ensinar sempre, pois aprender também não é uma tarefa
simples, e se a forma de ensinar não for interessante, diferente do habitual,
que não chame a atenção do aluno à possibilidade de se obter algum êxito é
praticamente nula.
O professor deve ficar atento para que o ensino da
matemática não seja baseado em conteúdos decorados, a criança precisa ser estimulada,
fazer sua própria compreensão, desenvolver seu raciocínio e a partir daí
começar a memorizar tudo o que está sendo ensinado.
A intervenção do professor deve ser feita com atividades que
estimule os alunos, com atividades como, por exemplo, o Ditado de Números, um
procedimento simples que pode ser proposto desde o primeiro ano até o quarto
ano e sempre aponta bons resultados, como alternativa há também o trabalho em
grupo onde os alunos podem interagir e ampliar os seus conhecimentos,
esclarecer dúvidas e debater com os colegas sobre o que foi ensinado.
Trabalhar com jogos, como o bingo, ajuda a melhorar a
interpretação de números, utilizando números redondos como fonte de informação
para saber como se lê o mesmo, e analisar as relações entre, a série numérica,
oral e escrita.
Técnicas simples também podem ser utilizadas pelo professor,
situações que a criança viva no seu cotidiano, como dividir balas entre amigos,
estabelecer comparações entre tamanhos, preços e quantidades, quanto maior for à
interação entre professor e alunos mais fácil torna-se o aprendizado de forma
eficaz.
Torna-se fundamental que o professor conheça os limites de
seus alunos, respeitar o tempo de cada um e intervir na hora certa, caso
contrário ela não terá condições de responder aos objetivos que, o professor
deseja atingir.
Com isso conclui-se que, o professor pode intervir sempre,
desde que, saiba ensinar a matemática de forma diferenciada e dinâmica,
respeite o limite cognitivo dos seu alunos e tenha muita criatividade.
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