Começamos a atividade perguntando se eles conheciam o ábaco, se já haviam ouvido falar ou se já utilizaram.
Os dois já haviam ouvido falar, porém nunca utilizaram. Sendo assim, explicamos um pouco sobre a história do ábaco e mostramos algumas fotos de alguns modelos antigos.
Em seguida apresentamos a eles um ábaco de modelo atual e explicamos as representações de quantidade (unidades, dezenas, centenas e unidades de milhar.
Mostramos alguns exemplos,como:
- 10 unidades equivalem a 1 dezena;
- 10 dezenas equivalem a 1 centena,ou 100 unidades;
- 10 centenas equivalem a 1 unidade de milhar, ou 1000 unidades e assim sucessivamente.
Logo depois introduzimos a adição em contas simples e pedimos para que solucionassem alguns cálculos.
As crianças durante toda a atividade não apresentaram grandes dificuldades, algumas vezes se confundiam com as representações, prestaram bastante atenção, todo o tempo ficaram concentrados e envolvidos para desenvolver os exercicíos e se mostraram bem receptivos com esse trabalho.
As perguntas feitas por eles ao longo da atividade em sua maioria foi sobre o surgimento, criação e história no geral, quanto a utilização aprenderam bem rápido.
Obs: Devido a política de privacidade da escola não podemos colocar fotos dos alunos fazendo a atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário