quarta-feira, 10 de abril de 2013

A história da Matemática



Matemática (Origem na palavra grega “máthema” que significa ciência, conhecimento ou aprendizagem, derivando daí “mathematikós, que significa o prazer de aprender ciência.



A matemática é a ciência do raciocínio lógico e abstrato. Estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações.

A matemática vem sendo construída ao longo de muitos anos. Resultados e teorias milenares se mantêm válidos e úteis e ainda assim a matemática continua a desenvolver-se permanentemente.

A matemática se desenvolveu principalmente na Mesopotâmia, no Egito, na Grécia, na Índia, no Oriente Médio e há muito tempo busca-se um consenso quanto á definição do que é matemática. No entanto, nas últimas décadas do século XX tomou forma uma definição que tem ampla aceitação entre os matemáticos: matemática é a ciência das regularidades (padrões). Ou seja, os matemáticos procuram regularidades nos números, no espaço, na ciência e na imaginação e formulam teorias com as quais tentam explicar as relações observadas.

É usada também como uma ferramenta essencial em muitas áreas do conhecimento, tais como: engenharia, medicina, física, química, biologia e ciências sociais. O estudo de matemática pura, ou seja, da matemática pela matemática, sem a preocupação com sua aplicabilidade, muitas vezes mostrou-se útil, anos ou séculos adiante, como aconteceu com os estudos das cônicas ou de teoria dos números feitos pelos gregos, úteis, respectivamente, em descobertas sobre astronomia feitas por Kepler, no século XVII, ou para o desenvolvimento de segurança em computadores nos dias de hoje.



Construção dos Números

Desde o nascimento, as crianças convivem com números, noções de quantidade e espaço. Entender o “mundo” das crianças é um desafio, pois a cada dia se “descobre” um jeito diferente de contar ou de brincar com recursos diversos.

As novas descobertas no mundo infantil são sempre uma diversão. Tudo começa quando se aprende a mostrar a idade com os dedos, dividir doce com os amigos, a noção de espaço por onde se anda.

Os números têm significado no cotidiano da vida das crianças antes mesmo delas chegarem á escola: a idade, o número da casa, do telefone, etc. Elas brincam com objetos e com as palavras: um, dois, três, 20, 30..., fazem as suas contagens despreocupadamente, pulam os números, cantarolam numerais e muito mais...praticamente, inventam seu próprio sistema de numeração.

Desde cedo as crianças devem ser acostumadas a ouvir uma linguagem matemática empregada em diferentes contextos para que possam fazer a sua própria construção de significado na interação com os colegas e adultos do seu meio.

É importante que se comece a desenvolver desde cedo ideias fundamentais, que podem ser adquiridas dentro de uma estrutura de utilização e aplicação, do sentido de número, para que as crianças percebam que os números não existem só nos livros e são importantes para fazer cálculos, mas também são utilizados em muitas outras formas que não envolvem o cálculo, como por exemplo a localização, a ordenação, a identificação, a medição e a estimação.

A matemática tem uma relação importante com a lógica, pois para as crianças compreenderem o sentido de contagem eles devem compreender primeiro o que estão fazendo, o que significa contar, e não simplesmente o algarismo que corresponde aquela quantidade. Isso significa envolver a lógica em compreender diversos conjuntos de objetos com a mesma quantidade de elementos.



Os números são as regras dos seres e a Matemática é o regulamento do mundo.

(F. Gomes Teixeira)







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